Deu PSDB em 14 cidades; PT não elege ninguém

Aqui, como se sabe, não houve segundo turno das eleições municipais deste ano. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) se elegeu logo no primeiro round. Assim decidiu o eleitor. Em outras capitais, realizada neste domingo (30), o pleito mostrou um disputa fragmentada. Basta lembrar que partidos como PRB e PHS governarão capitais importantes: Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Das consideradas grandes legendas em atuação no país, o PSDB apresentou-se como melhor desempenho. Os tucanos já haviam se destacado no primeiro turno das eleições no grupo das capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. Obteve 14 eleitos. O mesmo número se repetiu neste domingo e, agora, o partido irá governar 28 grandes cidades a partir de janeiro de 2017.

Avalia-se ser este é maior domínio de uma sigla nesse universo de grandes cidades desde 1996. O PT detinha uma hegemonia desde 2008, com 25 prefeituras conquistadas naquele ano. Os petistas, portanto, tem motivos para preocupação, enquanto os tucanos comemorar o melhor desempenho, também, no segundo turno das eleições de 2016.

O PT já havia perdido no primeiro em São Paulo. Agora no segundo turno não elegeu ninguém. Nas grandes cidades do país, os petistas obtiveram vitória apenas em uma capital, Rio Branco. O PMDB, dos grandes, foi o segundo partido com melhor desempenho, tendo vencido em nove das 57 cidades em disputa, dentre elas Goiânia e Florianópolis.

Blog/Blog do Josias de Souza

balanco-segundo