Veja você, o eleitor de João Pessoa não está muito preocupado se este ano tem eleição para escolha de prefeito e vereador. Pelo menos, é o que indica a pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (24), durante a programação da TV Cabo Branco, emissora que contratou o instituto responsável pela consulta popular jogada no asfalto e que coloca os candidatos com o pé a frente e outro atrás.
Noticiada pelo jornalista Laerte Cerqueira, a pesquisa mostra que o eleitor pessoense torce o nariz para a disputa, se levado em consideração que 22% demonstram pouco interesse, enquanto 33% não têm absolutamente nenhum. Ainda, 27% têm interesse médio e outros 17%, apenas, com muito interesse.
Portanto, a pesquisa carece de uma reflexão da parte dos candidatos a julgar que mais da metade não está nem um pouco empolgada com a escolha que precisa fazer quando estiver frente a frente ao momento consagrador das urnas, quando você vai estar a sós com o equipamento colocado á disposição da Justiça Eleitoral para ver exercida a sua cidadania.
Numa analise mais “pés no chão”, milhares de eleitores estão descrentes, “não encontram nos políticos uma representação real e vão às urnas por pura obrigação”, descreve o jornalista Laerte Cerqueira. Uma realidade clara e cristalina. É o que pode ser observador nos dias atuais.
A situação pode até melhorar a partir da realização dos debates no rádio e na TV, também no guia eleitoral dos candidatos. Porém, o tempo curto da campanha já era para o eleitor ter a dimensão do nível de politização do processo eleitoral no principal colégio eleitoral do Estado.