Após participar, nesta segunda-feira (25), da reunião da Comissão de Políticas Públicas da Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Ubiratan Pereira – Bira (PSD) afirmou ter ficado nítida a regularidade das obras do Parque da Lagoa Sólon de Lucena, localizada no Centro da Capital, e também a seriedade com que a Prefeitura de João Pessoa tem tratado, desde o início, a execução e a aplicação dos recursos públicos do projeto do Parque.
“Saio da reunião plenamente convencido de que a obra da lagoa é tratada com todo o rigor técnico, tanto do ponto de vista de sua execução quanto do uso de recursos públicos. E quem diz isso não sou eu, mas o relatório da Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela gestão dos recursos e pela fiscalização permanente da obra”, atestou Bira.
Segundo o vereador, o documento preparado pela Caixa Econômica (CEF) – lido durante a reunião na “Casa Napoleão Laureano” -, foi fundamental para elucidar as considerações técnicas apontadas anteriormente pelo relatório da Controladoria Geral da União (CGU) e que motivaram uma movimentação de interesse meramente eleitoreiro por parte da bancada de oposição na Casa.
“A Caixa esteve presente em todas as etapas da obra, discutindo previamente, fiscalizando a execução e acompanhando o seu desenvolvimento por meio de um competente corpo técnico”, disse o parlamentar, lembrando ainda que o relatório da CGU apenas sugeriu adequações, seguidas pela prefeitura, e que não teve caráter conclusivo.
Bira lembrou também que, o relatório produzido pela Caixa Econômica Federal atesta que todas as etapas da obra da lagoa foram cumpridas pela PMJP, a exemplo do desassoreamento, a construção do túnel e a do anel sanitário. Dentre as conclusões, está a validade do controle do material retirado da lagoa e depositado no aterro sanitário.
“A oposição tem trabalhado contra a conclusão desta obra, que é histórica, mas o relatório da Caixa mostra que, desta forma, eles estão se colocando é contra os interesses da população”, finalizou Bira.
As obras do Parque da Lagoa Sólon de Lucena, uma das referências urbanísticas, históricas e culturais mais enaltecidas na cidade e da Paraíba, será inaugurado em junho deste ano, dentro do período previsto e divulgado pela Prefeitura da Capital.