Oposicionistas, Ricardo Marcelo e José Aldemir no PMDB

Os deputados Ricardo Marcelo, ex-presidente da Assembleia Legislativa, e José Aldemir estarão se filiando ao PMDB na próxima semana, dia 18. Esse é o prazo final da “janela”, que permite a mudança de sigla. Significa que os peemedebistas se distanciam da base aliada do governista PSB com a filiação dos dois oposicionistas.

Os parlamentares estão sem partido desde que o PEN desvirtuou-se e passou a compor o bloco do governador socialista Ricardo Coutinho, prestes a perder uma legenda da base aliada do segundo turno da campanha de 2014.

Ricardo, o Marcelo, já vinha conversando com o senador Maranhão, presidente estadual do PMDB. No entanto, a surpresa ficou por conta do deputado José Aldemir. Ele teria se acertado com o PP do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, mas optou por retornar sua filiação ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, de onde saiu junto com Ronaldo Cunha Lima, Cícero Lucena, Cássio Cunha Lima, dentre outros.

A direção estadual do PMDB ainda não anunciou o local do ato solene de filiação dos parlamentares, mas deverá acontecer na sede da Duarte da Silveira. O partido mostra que não está “morto” quando reage a recente saída dos deputados Gervásio Maia e Trócolli Júnior.

A bancada de deputados peemedebistas volta a ficar completa, agora formada por três anti-governistas: além de Ricardo Marcelo e José Aldemir, o deputado Raniery Paulino e também Olenka Maranhão, que é suplente, sem postura definida.

Quem esperava um PMDB decadente, eis que surge um partido revigorado com a chegada de importantes reforços.