Transparente, RC admite que Estado ultrapassou limite da LRF

Em seu programa de rádio nesta segunda (25), o último de janeiro de 2016, o governador Ricardo Coutinho (PSB) dedicou aos servidores públicos estaduais. Começou dando uma boa notícia: o pagamento da folha de pessoal acontece nesta sexta (29). Ou seja: dentro do mês trabalhado, mantendo a política de valorização dos funcionários. Pelo menos neste aspecto de pagar em dia.

Discorreu sobre uma preocupação que não é um “privilegio” só seu, mas da grande maioria dos governadores estaduais: não há recursos para conceder reajuste. Ficará para depois, quando as coisas melhorarem e a crise econômica passar. “Não posso responder por coisas que não dependem do Estado”, disse ao se referir o cumprimento da data-base marcada no calendário anual para janeiro.

Nunca foi tão transparente ao admitir que o Estado ultrapassou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dificultando a concessão de aumento salarial. “Não posso trabalhar com reajuste salarial quando todos os órgãos ultrapassaram a legislação que controla os gastos com pessoal…”.

“[…] O impacto do Estado é de 63,15%, o do Poder Executivo está em 51,15%”, acrescentou o governador.

Porém, fez um anúncio que beneficia uma categoria dos servidores públicos: os militares. Vem através de uma premiação por conta da diminuição no número de homicídios em quatro anos consecutivos. Sai nos vencimentos de fevereiro.