Barco do TC dos Municípios está próximo a naufragar

Numa tentativa de criar e instalar o TC dos Municípios o governo estadual acabou liberando os deputados da bancada, cuja reação imediata de votar “não” em alguns setores é a maior demonstração do desinteresse por esta matéria. João Bosco Carneiro (PSL) até comemorou no seu intimo a libertação. Cansou deste debate. “Ufa!!!”

Porém, fatores externos estão mostrando não ser esse o momento para a discussão de um tema que a maioria dos parlamentares rejeitam, a exemplo do deputado Jeová Campos voltando as atividades depois de um período de recuperação da saúde. “Sigo o meu partido (PSB), mas não é assunto para hoje”, justifica.

O tempo perdido com o debate sobre criação de um novo tribunal de contas serviu apenas para dar um choque no TC do Estado, mostrar que os conselheiros precisam ajoelhar-se diante de uma instância maior das estruturas institucionais da Paraíba. Os deputados governistas Nabor Wanderley (PMDB) e Ricardo Barbosa (PSB) já abandonaram o barco em defesa da proposta.

A justificativa apresentada pelos parlamentares da bancada do governo é corroborado com a população da Paraíba: o Estado precisa cuidar dos problemas emergenciais, como a seca e a epidemia de microcefalia. Apontam como assuntos prioritários e do interesse comum.

O certo é que o TC dos Municípios perde força e aos poucos está sendo sepultado.