Lula fala de corrupção; Joaquim diz quem combate

Ainda não disseram a Lula que há corrupção na Petrobras, em que pese o noticiário de todos os dias, a prisão do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto… Durante palestra para funcionários de uma indústria de cerveja de Pernambuco, aqui vizinho a Paraíba, o ex-presidente da República saiu-se com essa:

– Se tem problema de corrupção na Petrobras, então prendam quem roubou. Prendam! É pra isso que tem Justiça, é pra isso que tem polícia. Mas não vamos confundir o que está acontecendo com algumas pessoas com o destino desse país.

Agora, no contraponto das declarações de Lula, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, durante palestra em Florianópolis, disse que o governo mente ao dizer que combate a corrupção. “Quem está combatendo é o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Justiça. Eles não têm nada a ver com isso. Nunca se combateu tanto a corrupção, mentira”.

Para o ex-ministro, o atual modelo político favorece a prática da corrupção. “Eles alegam: nós não inventamos a corrupção, sempre houve corrupção na vida brasileira, ou seja, é como se tivesse chegado a vez dele”, complementou Barbosa.