No PSB, a campanha municipal já começou

Os políticos costumam atribuir a imprensa antecipação das eleições, a estadual ou municipal. Ou seja, acaba um pleito e logo vem a discussão em torno da seguinte. Porém, são eles mesmos que cuidam disso quando aparecem com pesquisas um ano antes de uma nova campanha. Pegamos como exemplo o PSB do governador Ricardo Coutinho, reeleito ano passado.

A legenda socialista está de posse de uma pesquisa para aferir as condições eleitorais para as eleições do próximo ano, em João Pessoa. Guarda as sete chaves os números e a metodologia usada. Um interlocutor com livre trânsito no partido do governador do Estado garantiu ao blog que “os números são bastante animadores”. No entanto, não deu maiores detalhes.

Sustentou que há uma certeza absoluta e que os socialistas não abrirão mão de jeito nenhum de lançar candidato próprio a prefeitura de João Pessoa, principal colégio eleitoral do Estado. Estrategicamente, precisa levar o assunto em “banho Maria” para não desagradar o PT do prefeito Luciano Cartaxo, sobretudo pela necessidade do governo do PSB estar próximo da presidência da República.

Como a pesquisa favorece aos socialistas neste primeiro momento, o partido prepara nomes para a disputa e evitam o debate agora para não desagradar, digamos, ao ainda aliado Partido dos Trabalhadores.

A movimentação socialista procede, principalmente se levada em consideração que o presidente da legenda Edvaldo Rosas já botou o pé na estrada, trabalhando para melhorar o desempenho do seu partido na competição do próximo ano.