Cássio amplia direitos às pessoas com deficiência

Proposta ampliando direitos às pessoas com deficiência foi apresentada nesta quarta (25) pelo senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB. A iniciativa do parlamentar da Paraíba tem o objetivo alterar na Lei 12.711/2012, conhecida como Lei da Cotas e visa acrescentar um percentual de vagas a serem preenchidas.

Cássio disse que o projeto objetivo reparar um erro na “lógica das cotas”, destacando que no momento da criação da Lei as pessoas com deficiência física não foram atendidas. “Os cidadãos e cidadãs com deficiência podem contribuir muito para o desenvolvimento social do Brasil se receberem as oportunidades que lhes são devidas. Ao promovermos a igualdade social, o país torna-se mais sábio e ambicioso”.

Cássio também propôs que, no prazo de dez anos, a contar da publicação da lei, promova-se  a revisão do programa especial para o acesso de estudantes pretos, pardos, indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e nas instituições de educação superior.

“É preciso avaliar constantemente se a política educacional adotada está surtindo o efeito desejado, que é a preparação profissional mais adequada da nossa população e se, de fato, o acesso possibilitado pela legislação está surtindo os efeitos positivos na sociedade, que é o que todos desejamos”.

Doenças Raras – Cássio participou, nesta quarta (25), na Câmara dos Deputados, do seminário sobre o Dia Mundial de Doenças Raras. Desde 2011, o tucano luta em prol dos portadores da MPS (mucopolissacaridose) também conhecida como Síndrome de Morquio, uma doença rara e degenerativa, que exige tratamentos caros e complicados.

O evento também teve a participação de Patrick Teixeira Dorneles Pires, 17 anos, portador da MPS IV. O adolescente e Cássio se tornaram grandes amigos depois que Patrick pediu a sua interferência do senador, junto ao Conselho Nacional de Saúde (Conep), para que a entidade desse mais apoio à causa das vítimas da doença.

Blog/Assessoria