Próxima disputa envolve comissões de Justiça e de Orçamento

Manhã de segunda (2), a próxima disputa na Assembleia será pelas comissões temáticas, em especial, duas: a Constituição e Justiça, a que atrai mais atenção dos parlamentares e de Orçamento. O deputado Anísio Maia (PT-foto), que ajudou Adriano Galdino (PSB) se eleger novo presidente do Poder Legislativa; já disse que não abre mão de ocupar o espaço.

Se houver consenso, não tem problemas. Porém, outros nomes devem estar correndo por fora. Ou não se manifestou ainda porque espera a poeira sentar depois da tumultuada eleição da Mesa Diretora neste domingo (1). Quanto a Comissão de Constituição e Justiça, ainda não apareceu candidato. Mas, certamente, existem muitos pretendentes.

Ou seja, vai exigir muita habilidade do presidente recém eleito Adriano Galdino, até porque a oposição vai entrar na briga para comandar uma das duas comissões mais importantes da Casa. A julgar pela antecipação de Anísio é possível que o PT não tenha a sonhada pretensão de ficar com a presidência do Orçamento, pois dependerão de entendimentos outros.