PSDB comemora a confirmada indicação de Cássio

Esta confirmada a indicação de Cássio Cunha Lima (PSDB) para líder da bancada do seu partido no Senado, conforme informação repassada agora a pouco pelo ainda deputado federal Ruy Carneiro, presidente dos tucanos na Paraíba. Carneiro comemorou:

“É uma honra para a nossa legenda e eu tenho certeza que a Paraíba se orgulhará muito do trabalho que Cássio desempenhará na liderança do PSDB no Senado…”.

“[…] Nesse momento em que o Brasil enfrenta uma crise promovida pelo governo do PT, Cássio estará no lado oposto, fazendo o bom debate e uma oposição qualificada para defender o povo brasileiro”, disse Ruy.

O dirigente dos tucanos destacou, ainda, o seguinte: “O PSDB contará com 10 senadores na Legislatura que começa domingo (1), contra 12 do PT. Cássio vai liderar nomes como José Serra, Tasso Jereissati, Aloysio Nunes, Aécio Neves e outros expoentes da política do Brasil”.

Abaixo a atribuição dos líderes partidárias:

A atividade exercida por um líder é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário.

O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.

No plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. O líder pode solicitar: a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.


Descubra mais sobre Marcone Ferreira

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.