Para a PGE, governador deve indicar procurador de carreira

Parece que o governo aprendeu a governar-se a si mesmo. Ricardo Coutinho (PSB) sinaliza para escolha de um procurador de carreira – do quadro – para ocupar direção da PGE. Ou seja, Gilberto Carneiro (foto) deverá ir para outra função e, segundo informações, será o próximo secretário estadual das Finanças no Ricardo 2.

O pito soa como uma espécie dos problemas enfrentados pelo órgão. O mais recente a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) de demissão de 48 assessores jurídicos nomeados pelo governador. Eles estariam substituindo os procuradores, inclusive nos pareceres das licitações das repartições públicas onde estão lotados.

A versão sugerida pelo Palácio da Redenção é conhecida: “Porque não te calas?”. É isso que o governador pretende fazer indicando o procurador de carreira. É lei e já existe em outros estados da Federação. Só não Paraíba ainda há resistência e vem do governo. O problema é que RC não costuma agir sob pressão e isso é o que tem feito a Associação dos Procuradores do Estado.

Coutinho age para não ver os procuradores cantando vitória, porque não quer sair dessa briga derrotado.