RUY: ‘LEGISLAÇÃO É FALHA NO tratamento de doenças raras’

O Brasil não pode continuar penalizando quem já sofre com doenças raras pelo atraso em sua legislação”. A observação foi feita pelo deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que preside nesta terça (13), na Câmara Federal, mais uma audiência pública para discutir problemas relativos ao tratamento de doenças consideradas raras.

A discussão decorrerá sobre os aspectos relativos à regulamentação de tratamento de cânceres e tumores raros, sobretudo as exigência da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, que tem dificultado à realização de pesquisas e o uso de medicamentos para o tratamento.

O próprio deputado Ruy Carneiro propôs a realização da audiência pública, que justificou requerimento de sua autoria relatando que um grande contingente de pessoas acometidas por doenças raras não pode ficar sem tratamento por causa da falta de regulamentação dos órgãos públicos responsáveis.

Outro argumento de Ruy foi o de que o Brasil precisa urgentemente adotar a mesma política de países como Estados Unidos, Austrália, Japão e a União Europeia de estímulos às pesquisas para a descoberta de tratamentos para cânceres e tumores raros, bem como o uso de medicamentos já existentes.

Ruy defende a adoção de uma legislação especifica de regulação do tratamento, bem como propõe mecanismo de incentivo às pesquisas para tratamento de cânceres e tumores raros.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.