Comissão aprova relatório de Ruy Carneiro sobre Central da Mulher

Foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, o relatório do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) ao Projeto de Lei (PL 3377/2012), que torna obrigatória a afixação de cartazes para a divulgação do número telefônico da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – em estabelecimentos públicos. O projeto é de autoria do ex-deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), atual prefeito de Campina Grande.

Em sua defesa, Ruy Carneiro argumentou que o baixo número de registros de denúncias de violência contra a mulher se explica, em grande parte, pelo desconhecimento dos cidadãos sobre os serviços prestados pelo Ligue 180.  “Por esse motivo defendo que os estabelecimentos públicos divulguem cartazes informativos com o telefone 180”.

-Os resultados alcançados pelo Ligue 180 ainda estão muito aquém do seu imenso potencial como instrumento de proteção da mulher. Considerando que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil, em somente 4% das ocorrências as vítimas recorrem aos serviços prestados pela Central de Atendimento à Mulher, prosseguiu Ruy Carneiro.

O deputado federal explicou ainda que a medida não exige grande investimento público. “É praticamente insignificante para os estabelecimentos públicos a fixação de cartazes, de modo a somar esforços no sentido de inibir a escalada da violência contra a mulher e orientá-la quanto à defesa dos seus direitos”, concluiu.

Assessoria

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.