“Cenário político muda com a candidatura de Cássio”, diz Cartaxo

Com exclusividade, o repórter Fernando Braz, do Sistema Arapuan de Comunicação, conversou na manhã desta quinta (22) com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que nesta semana se encontrou com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), provável candidato ao governo nas eleições de 2014. Cartaxo, inicialmente, garantiu que “não tratamos de política, mas não resta dúvida que o cenário político paraibano muda completamente na hipótese dele (Cássio) confirmar a candidatura”.

Escute áudio:

 Prefeito, naquele encontro que o senhor teve com o senador Cássio Cunha Lima esta semana certamente não esteve na pauta o aquecimento global ou preservação da Amazônia. Qual foi a pauta; teve política?

R- Não tava na pauta os dois primeiros pontos (aquecimento global e a preservação da Amazônia), muito menos política.

Mas são dois agentes políticos; tem que conversar política?

R- Vou resumir; eu sou prefeito de João Pessoa; Cássio é senador da República e senador pela Paraíba. Então, apesar do meu acesso com o governo da presidente Dilma Rouseff, eu tenho procurado manter um diálogo importante e buscar recursos com todos nossos deputados federais e senadores. Fiz visita a Cássio, que me atendeu extremamente bem, gentil… Colocou seu mandato a disposição de João Pessoa, quer colobarar, fez elogios a forma como estamos comandando o mandato  a frente da Prefeitura e, logicamente, recebi essas informações de braços abertos, porque nos queremos fazer o melhor pela cidade e para fazer o melhor tenho que dialogar, buscar recursos nos mais diversos segmentos, seja no Legislativo, através de emendas; seja via recursos federais junto ao governo da presidente da República. Então, o contato com Cássio foi harmoniosa; ele disse que tem acompanhado, quer ajudar João Pessoa, está disposto a colocar emendas para a cidade. Logicamente ,isso foi o ponto central, mostrar que é possível, mesmo estando em partidos diferentes; se tiver bom senso, colocar interesse público em primeiro lugar, agente se entende e conversa bastante. Não tem nenhum problema. A receptividade foi a melhor possível.

O deputado Vituriano Abreu,  PSC, partido que integra o “Blocão”, disse que não tem problema apoiar a candidatura Cássio e que a oposições poderiam se unir. O PT apoiaria o PSDB?

R – Respeito à opinião de Vituriano, que foi  deputado comigo na Assembleia; tem seu direito sagrado de posicionamento político. Agora, como não tratei de política com o senador Cássio não vou ficar fazendo especulação. Meu foco foi trazer recursos para João Pessoa. Agora, logicamente, uma possível candidatura dele (Cássio) ao governo do Estado em 2014 muda o cenário e temos que trabalhar com essa perspectiva.

Não teria problema do PT e as oposições apoiaram Cássio?

R – Não estou fazendo juízo de valor. Estou dizendo que Cássio, caso o senador coloque seu nome a disposição do eleitorado da Paraíba, isso muda muito o cenário e temos que enxergar isso. Agora, o que o PT vai fazer, o PP vai fazer, o PSC vai fazer e o PTB, com quem temos conversado e dialogado é uma coisa que será decidida por esses partidos.  Isso não é o prefeito que vai dizer. Nós conversamos e construímos juntas nossas alternativas. Se Cássio vai ser candidato ou não, essa é uma posição particular de Cássio. Nós respeitamos a posição que ele tomar.

Em política não se descarta nada, não é prefeito?

R- Não é questão de descartar ou não descartar.  A questão é de analisar claramente o cenário e isso nós temos que fazer. Se os fatos políticos estão acontecendo e vão mudando o cenário, nos temos que enxergar. Só quem não enxerga é aqueles que não querem ver, mas a prefeitura tem um mutirão de cirurgias de catarata e ai você tem a possibilidade enxerga bem, ter clareza do cenário político e erra menos.

 CLIQUE PARA OUVIR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.