DIA 26: Cabedelo realiza conferência para debater o PetCoke

A cidade de Cabedelo realizará a Primeira Conferência Livre de Meio Ambiente, no próximo dia 26 de agosto, no Cabedelo Clube, com a participação da ACICA, IFPB, ICMBio, Fundação Osvaldo Cruz além de outras entidades.

Para os organizadores, a empresa holandesa TECOP, a superintendência do porto e alguns membros que ocupam cargos comissionados na prefeitura de Cabedelo tem tido ações truculentas contra a insatisfação da população quanto ao depósito e transporte do PetCoke em Cabedelo.

Para a “Frente Popular Avança Cabedelo”, os protestos da população se arrastam por mais de dez anos. O PetCoke chega a granel nos porões dos navios, é transportado em caçambas e depositado na margem do manguezal, área de proteção ambiental e no entorno das comunidades é uma agressão à lei, ao meio ambiente, à saúde e bem estar da população que sofre com problemas de sujeira, alergias e outros males.

“Cabedelo não pode ser um depósito de coque porque suas características turísticas, culturais e ambientais não são compatíveis com esse produto na forma em que tem ocupado a cidade. O trabalho gerado nessa atividade não é permanente, com vínculo e condições de trabalho precário” diz o manifesto dos organizadores.

petcok

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.