Mais votado da lista sêxtupla escolhido nesta segunda (19) pelo Conselho da Magistratura, o chefe do Ministério Público do Estado, Oswaldo Trigueiro do Valle, está a poucos passos de transformar-se no mais novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba.
A escolha pelo Conselho Superior do Ministério Público ocorreu agora a pouca. A lista será encaminhada ao TJ, de onde sairá três nomes para o Palácio da Redenção. Ao governador do Estado cabe a indicação do futuro desembargador na vaga do MPE.
O procurador-geral Oswaldo Trigueiro obteve seis votos. Em seguida, pela ordem, aparecem os procuradores Marcus Villar Souto Maior (cinco votos) e Aldenor de Medeiros Batista (quatro votos), além dos promotores Fernando Antônio Ferreira de Andrade, Manoel Pereira de Alencar e Rogério Rodrigues, que tiveram quatro votos cada um.
Como se sabe, o processo de escolha da lista sêxtupla pelo MPE teve início no último dia 7 com a aposentadoria compulsória do desembargador José Di Lorenzo Serpa, abrindo assim uma vaga na composição do colegiado do Pleno do Tribunal de Justiça.
Critério
Nestes casos, tanto o Tribunal de Justiça como o governador do Estado têm usado o critério do mais votado no âmbito da categoria. Assim, o ainda procurador-Geral Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, deverá ser indicado o mais novo membro da Corte Judiciária da Paraíba.
Pelo menos, essa é a expectativa geral.