Aprovado projeto em benefício da juventude; deputado/PB comemora

“Os governos terão que dar prioridade aos programas de primeiro emprego”. As declarações são do deputado federal Ruy Carneiro, ele presidente estadual do PSDB, ao comemorar a aprovação do projeto que cria o Estatuto da Juventude.

O texto define princípios e diretrizes para o poder público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. A matéria será encaminhada para a sanção da presidência da República.

O parlamentar paraibano participou das negociações em Plenário para que a matéria fosse aprovada. A relatora foi a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Ficou mantido o desconto de 50% nas passagens interestaduais para os jovens, independentemente do motivo da viagem.

Ruy Carneiro explicou que para estimular a profissionalização, o Estatuto aprovado prevê que o Poder Público realize ações voltadas ao preparo para o mercado de trabalho. “Os governos terão que dar prioridade aos programas de primeiro emprego e à introdução da aprendizagem na administração pública. Além da criação de uma linha de crédito especial para jovens empreendedores”, disse.

Outro ponto disciplinado foi a meia-entrada de estudantes. Jovens pertencentes a famílias de baixa renda com até 29 anos também terão direito a meia-entrada que será limitada a 40% dos ingressos disponíveis. O Estatuto da Juventude também disciplina a emissão das carteiras estudantis. Somente os estudantes matriculados no ensino regular, especial, profissional, e de jovens e adultos poderão ter acesso à carteirinha que dará direito à meia-entrada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.