SERTÃO: Orçamento Democrático e as “falsas promessas” do governo

rico e od

Vai abaixo noticia veiculada no portal Radar Sertanejo mostrando que o Orçamento Democrático não passa de “falsas promessas”:

Há quase dois anos no topo da mídia oficial do Estado, o principal instrumento de atrair o agrado popular ao Governo da Paraíba, o Orçamento Democrático, não é cumprido e deixa a população desacreditada. As plenárias realizadas nos municípios sertanejos geraram uma grande expectativa na população mais carente, mas a inércia nas ações do governo apagou o voto de confiança dado ao programa.

No Alto Piranhas e Vale do Piancó, por exemplo, as principais reivindicações elencadas por cada município como saúde, educação, abastecimento d’água e estradas ainda não foram executadas em sua totalidade conforme planejado pelo governo do Estado, o que representa ao menos 70% de promessas não cumpridas.

Saúde

Na saúde, a prioridade elencada no OD foi polarizar hospitais e concentrar atendimentos médicos de qualidade de municípios vizinhos em cidades de maior porte onde há casas de saúde adequada. O hospital de São José de Piranhas, por exemplo, teria recursos para atender pacientes de Monte Horebe e Carrapateira, sem cumprir a promessa a fundação hospitalar de São José de Piranhas funciona apenas com recursos repassadas pela Prefeitura Municipal. O hospital de Bonito de Santa Fé teria o mesmo tratamento, mas as condições e funcionamento são idênticas, o mesmo acontece em hospitais de Conceição e Itaporanga.

Educação

A educação sofre com a espera das promessas do Orçamento Democrático. As estruturas físicas das unidades escolares estaduais de todo o Alto Sertão se encontram em ruínas, o que pode ser atestado pelo menos em 90% das escolas estaduais do Vale do Piancó e Alto Piranhas.
 

Estradas

A construção e reforma de estradas, embora bastante propagadas pelo Governo, a sua maioria se encontra em péssimas condições de tráfego, a exemplo das rodovias que ligam Conceição a Diamante, Cajazeiras a São José de Piranhas e  São João do Rio do Peixe a Cajazeiras, essas PBs estão sendo alvo de reclamações e protestos.
O mesmo não se pode dizer dos trechos que ligam Conceição a São José de Piranhas; São José de Piranhas a Carrapateira e Serra Grande a Itapranga, essas rodovias tiveram as promessas de pavimentação cumpridas, conforme consta dos pedidos elenacados no OD.

Água

Outra prioridade elencada no OD para algumas cidades do Alto Sertão foi o abastecimento d’água, mas esta ação até agora não se desenvolveu.

 Na semana passada a prefeita de Joca Claudino, Lucrécia Adriana, fadada de tanta espera de obras prometidas pelo Orçamento para o seu município, resolveu dizer que o programa não passa de propaganda e mídia enganosa do Governo do Estado.

Desacreditado, as reuniões do OD feitas na região por coordenadores do programa não ostentam mais a participação popular, visto o desânimo  da população em face da imobilidade das ações elencadas para cada município.

Ou seja, passe uma borracha e siga em frente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.