Ruy cobra a descentralização dos recursos em poder da União

ruyyyy

“A vida acontece no município”. A observação foi feita pelo deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, ao recepcionar os prefeitos paraibanos durante a 16º Marcha à Brasília nesta terça (9). Ele defende a revisão do Pacto Federativo, consequentemente, a desconcentração dos recursos em poder da União.

Não tem segredo para resolver a situação dos municípios. “Não faz sentido a União concentrar tudo e repassar tão pouco. Os problemas estão se agravando e os recursos estão diminuindo. Essa é uma lógica invertida”, criticou.

Ruy Carneiro defendeu que o Congresso Nacional acolha com urgência os temas defendidos pelo movimento municipalista. “Principalmente nesse momento importante de reflexão política que o Brasil está vivendo. As pessoas estão nas ruas para cobrar a melhoria dos serviços prestados pelo poder público. E no caso específico dos pequenos e médios municípios essa situação é pior, pois faltam recursos”, disse.

Ruy Carneiro citou como exemplo as desonerações promovidas pela União em produtos cujos impostos são revertidos para os estados e municípios. “Isso é fazer benefício com o chapéu alheio. O governo federal diminui impostos de carros e eletrodomésticos, e os estados e municípios pagam a conta”, lamentou.

Cerca de quatro mil prefeitos participam da Marcha que é organizada anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nesse primeiro dia de evento, o deputado Ruy Carneiro recebeu uma comitiva com dez prefeitos da Paraíba.

Blog/assessoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.