Um programa pioneiro do município promete chamar a atenção da população, iniciativa lançada nesta terça-feira (29) pelo prefeito Cícero Lucena. Recebeu o batismo de “João Pessoa Parcerias”.
Vem a ser um chamado à população para participar dos debates acerca das propostas da gestão Cícero. De saída, seis projetos de forma parceria público-privada, pensados para solucionar os problemas nas áreas de saúde e mobilidade urbana, além de otimizar o funcionamento dos serviços públicos de maneira sustentável.
A solenidade de lançamento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o prefeito explicou que essa iniciativa representa um compromisso com o futuro da cidade, uma espécie de “cara da gente”.
– Esse compromisso é para permitir que a cidade tenha um crescimento, mas de maneira sustentável, com qualidade de vida e que seja ágil na solução dos problemas. E nada melhor do que verificar experiências exitosas de cidades compatíveis com João Pessoa e adaptá-las a nossa realidade, principalmente com a participação da população, que vai poder fazer sugestões e propor aprimoramento do projeto -, destacou Cícero.
Para o secretário municipal da Administração, Valdo Alves, o programa é o maior em termos de parceria público-privado da Paraíba e é fruto de um ano inteiro de trabalho. “Depois de trinta dias da consulta pública, nós vamos compilar aquilo que foi sugerido pela população, mas o projeto pré-elaborado pela Prefeitura e vamos fazer a apresentação final para, em seguida, ser licitado”, disse.
Dois projetos já estão disponíveis para consulta pública. O primeiro deles apresenta soluções para questões de mobilidade urbana, com a previsão da abertura de seis mil vagas de estacionamento em várias áreas da Capital, incluindo um edifício-garagem no Mercado Central.
O segundo corresponde à gestão e gerenciamento dos cemitérios públicos, com a reforma dos já existentes e a construção de um novo, ambos com investimento da iniciativa.
O Programa João Pessoa Parcerias ainda conta com projetos com soluções para a área da saúde, com previsão de reestruturação do Hospital Ortotrauma de Mangabeira, além da construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
E ainda um projeto para iluminação pública, com cem por cento da geração de energia renovável, além de criação de banheiros públicos nos mercados, praças e na orla da Capital. A estimativa é de que os projetos gerem um investimento da ordem de R$ 500.000.00 (meio bilhão) durante o período de contratação, em trinta anos.
“Tudo que temos aqui são sugestões. Seis projetos na carteira. A nossa missão é selecionar a melhor empresa, o melhor preço do mercado, para que possa levar comodidade e bem-estar para a população. Os seis projetos foram pensados com muito zelo, com um comitê gestor formado por engenheiros, advogados, arquitetos, que foram convidados a pensar o melhor para a população de João Pessoa”, explicou Priscilla Maciel, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Planejamento.