Em matéria publicada pela revista Crusoé, replicada pelo Antagonista, mostra que as investigações do esquema de corrupção investigado na Operação Calvário têm a participação direta do ex-governador Ricardo Coutinho.
O texto inédito é do reporte Fábio Serapião. O material compara Ricardo ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral e está intitulado como o “Cabral socialista”, fazendo uma comparação com o socialista da Paraíba.
“O esquema se espraiava por outros estados e seria bastante parecido com o que foi utilizado no Rio de Janeiro” e, além disso, o material publicado destaca: “as relações do político paraibano com vários integrantes do Sistema Judiciário, exercendo até mesmo influência sobre alguns”.
Diz mais:
“Assim como a Lava Jato, a Operação Calvário, do Ministério Público da Paraíba, batizou sua sétima fase de Juízo Final. Ao prender o ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB, às vésperas do Natal, a investigação descortinou o funcionamento de um esquema azeitado de corrupção que, dizem os investigadores, era comandado pelo socialista e tinha tentáculos que alcançaram o Tribunal de Contas do estado, o Judiciário, o Ministério Público e a Assembleia Legislativa”.
O Gaeco/Ministério Público afirma:
“Estamos diante de uma verdadeira captura do poder público estadual por um grupo criminoso forte e articulado, na medida em que as ações desenvolvidas por seus integrantes foram orquestradas para, uma vez dentro da estrutura política e administrativa do estado, valer-se de todo tipo de vantagens indevidas em detrimento da máquina administrativa e da população”.