O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) tem demonstrado total satisfação com a parceria celebrada com a administração do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), um dos nomes a desfilar durante o II Fórum Ibero-americano de Prefeitos, na cidade de Santander, no Norte da Espanha. Vai debater questões relacionadas à mobilidade urbana, gestão e planejamento.
O convite a Cartaxo é em função de João Pessoa ser uma das cinco capitais brasileiras a implantarem o Programa Cidades Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O evento é promovido pelo próprio BID em parceria com a prefeitura local e as universidades de Cantábria (UC) e Internacional Menéndez Pelayo.
O fórum reúne prefeitos, ex-prefeitos e especialistas em sustentabilidade urbana de diversos países latino-americanos e da Espanha, além do presidente do BID, o colombiano Luiz Alberto Moreno, e do ministro espanhol de Obras Públicas e Transportes, Iñigo de la Serna, para a troca de experiências.
O BID já celebrou convênios com outras gestões municipais da capital do Estado. No entanto, a quem tem Cartaxo como gestor é que mais tem chamado a atenção da instituição internacional, tem em vista a capacidade e eficiência na execução das obras, a exemplo de um conjunto de 60 grandes obras e ações voltadas a preparar o desenvolvimento do município para os próximos 30 anos, quando terá mais de 1 milhão de habitantes.