Maranhão relata a ministro que a situação é de colapso

O senador José Maranhão (PMDB) revelou ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que “a situação na Paraíba é de iminência de um colapso total de falta d’água”. “Zé” cobrou a liberação de recursos federais para o enfrentamento dos efeitos da pior crise hídrica nas últimas décadas. Na ocasião, ele apresentou algumas soluções emergências, entre elas a implantação de sistema simplificados de abastecimento d’água, em cidade em estado de calamidade púbica.

Na ocasião, também solicitou recursos específicos para obras desassoreamento de açudes públicos, a aquisição de implantação de dez mil cisternas, além de cinco máquinas perfuratrizes. Maranhão disse que outros projetos em andamento incluem a construção de cem barragens subterrâneas e de adutoras de engate rápido.

Como se sabe, foi nos governos Maranhão que mais se trabalhou projetos hídricos. A boa notícia é que o ministro Barbalho renovou ao senador o compromisso de ajudar a Paraíba a superar a crise no abastecimento de água, cuja situação piorou porque o governo estadual não priorizou ações neste sentido. Junto com “Zé” na audiência com no Ministério da Integração, estava o coordenador estadual do DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes Batista.