Datavox também dá vitória a Cartaxo no primeiro turno

No curto intervalo de 20 dias, a disputa eleitoral de João Pessoa permaneceu inalterada. E chega à beira da urna praticamente com a definição do jogo no primeiro turno. O Ibope (Sistema Cabo Branco) e o Datavox (PB Agora) informam que o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) deve ser reeleito. No entanto, por outro lado, mostra uma reação da candidata Cida Ramos (PSB), que sob o ponto de vista do percentual vale a pena sonhar em levar o embate para o derradeiro turno.

Na pesquisa veiculada nesta segunda-feira (12), Cartaxo aparece com 48% das intenções de votos. Se levado em consideração a margem de erro de três pontos, curiosamente ele volta para o patamar de 52% aferido pela consulta do Instituto Ibope. Neste mesmo cenário, a melhora da socialista Cida Ramos pode-se ser apontada dentro da mesma margem erro. Ou seja, um crescimento de 4 pontos, que podem ser considerados para mais ou menos.

Analisando os números friamente, o ritmo do que está sendo apresentado vai no mesmo caminho das campanhas anteriores, colocando a história do lado do candidato à reeleição.. Pode-se dizer que se as eleições fossem hoje, o prefeito Cartaxo seria o vencedor já agora no primeiro turno.

Decerto, a socialista Cida apostou num melhor desempenho do petista Charliton Machado (0,8%), também de Victor Hugo (Psol-0,5%). Eles aparecem empatados em 2% na pesquisa do Ibope. Porém, já na divulgada hoje juntos não chegam a isto. Ruim para a candidata do PSB e uma notícia que pode ser considerada “formidável” para o prefeito da Capital.

Como é possível observar no movimento entre as duas pesquisas, não existe gangorra numérica, pois os quatro pontos ascendentes em favor de Cida, repito, está dentro da margem da erro. O mesmo em relação a candidatura à reeleição, cuja queda também de quatro pontos está dentro do mesmo cenário. Digamos que perda de dois pontos para cada; Cartaxo ficaria com 50% e Cida, 25%.

O quadro atual mostra essa tendência, principalmente uma margem de erro, talvez, mais favorável ao prefeito reeleitoral. A adversária resta apenas ao “de repente”. Se é que vem na próxima pesquisa Ibope, marcada para ser divulgada no próximo dia 26 pela TV Cabo Branco.

OBS: A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PB 08650/2016, de 6 de setembro de 2016 e ouviu 831 pessoas em vários bairros da Capital no dia 9 (sexta-feira) de setembro.