Socialistas previram o bom desempenho de Cida

Apesar da desvantagem, conforme números do instituto Ibope divulgado na noite passada, a candidata Cida Ramos (PSB) surpreendeu. Pegou o elevador e subiu de 13% para 23% das intenções de voto. Vem daí a expectativa dos socialistas, só confessada em privado, de uma vitória nas eleições deste ano. Se não dê no primeiro será no segundo turno.

Os operadores de Cida se dizem convencidos de que ela chegará em setembro melhor posicionada. Aliás, acham que a candidata já tem números diferentes da pesquisa noticiada na noite passada. Pelo menos ontem não houve quem falasse em distorção, embora a expectativa, antes da divulgação do resultado, era um percentual mais aproximado da candidatura do prefeito Luciano Cartaxo (PSD).

Seja como for, a pesquisa do Instituto Ibope reflete a imagem do retrovisor. Isto mesmo, porque a avaliação é que ela vem esculpida pelos erros e acertos de outras campanhas eleitorais. As mais recentes, seja da atual campanha ou de outras passadas, a exemplo de 2014.

Importa agora é acompanhar os próximos números a serem apresentadas por outros institutos, que naturalmente aparecerão com resultados diferentes dos divulgados nesta quarta-feira (25). Interessa saber, também, qual dois candidatos mais situados será capaz de conduzir a respectiva campanha, sem derrapagens. Se possível seguir assim até a cercania das urnas.

O time da socialista prevê uma campanha municipal apertada.