Cássio e mais 3 deputados entre os mais influentes

Tem políticos paraibanos na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. São eles: Cássio Cunha Lima, senador-líder da bancada do PSDB; e os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM) e Manoel Júnior (PMDB), este último homologado pelo seu partido para compor a chapa à reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na campanha de 2016.

A propósito, a participação dos paraibanos na lista não pode ser questionada. Como se sabe, o levantamento é realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Ganhou o asfalto nesta quarta-feira (3). Entre os partidos, o PT mantém poder e prestígio no Congresso, em que pese ter mergulhado na lama da corrupção.

Os quatro paraibanos estão entre os 100 parlamentares que formam a elite do Poder Legislativo. A bancada da Paraíba em Brasília é formada por três senadores, além de Cássio, os peemedebistas José Maranhão e Raimundo Lira; e 12 deputados federais.

São três os critérios utilizados para a elaboração da lista com os 100 parlamentares mais influentes do Congresso: 1) o institucional, referente ao espaço que o parlamentar ocupa na estrutura das Casas; 2) o que aufere  a reputação entre os colegas parlamentares, assessores, jornalistas e profissionais de relações institucionais; 3) o que conota  poder de decisão, em que pese o comportamento em votações, negociações e articulações.

Destaca-se que o primeiro quesito é o que mais tem valor na elaboração da lista.