Delegado civil de carreira, Walber Virgolino não serviu para a Paraíba. Porém, seu trabalho quando esteve à frente da Secretaria de Cidadania e Justiça durante o governo do “Ricardo I” chamou a atenção do vizinho estado do Rio Grande do Norte. Foi convidado pelo governador Robinson Farias para resolver o problema do setor e em poucos meses após implantar sua filosofia o trabalho começou a produzir efeitos.
Tanto é verdade que as ações do paraibano Virgolino foram parar nas manchetes da mídia nacional. Decorreu por causa de uma decisão punitiva aplicada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do RGN. No Portal Uol, um dos maiores gerenciadores de conteúdo da America Latina, o noticiário chamou a atenção e ganhou grande repercussão.
Diz a matéria que na gestão de Walber Virgolino na condução de uma das pastas mais complicadas de qualquer governo que “os detentos de um pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Parnamarim, na região metropolitana de Natal (RN), estão de ‘castigo’ por indisciplina e não podem usar qualquer eletrodoméstico ou produto eletroeletrônico, antes tolerados pela direção local”.
Adiante, revela: “foram retirados do pavilhão 120 ventiladores, 18 televisores e 18 equipamentos de som. Não há previsão para os equipamentos retornam às celas”. Walber comentou que o mau comportamento dos detentos se deve as fugas e tentativas de fugas ocorridas nos últimos meses.
Justificou ele: “os equipamentos não são regulamentados pela lei. São tratados como ‘regalias’ que os internos de bom comportamento têm acesso e continuam a ter. Só em casos de indisciplina que as ‘regalias’ serão tiradas. Os familiares do interno podem pegar os equipamentos mediante comprovação”.
Ainda, de acordo com o noticiário, o paraibano afirma que “os presos terão de demonstrar bom comportamento diário para que a situação seja revista pela direção”. É bom lembrar que Walber Virgolino assumir o posto de secretário do governo do Rio Grande do Norte em maio passado. Foi um convite pessoal do governador Robinson Farias.
Se não serve para a Paraíba; serve para o Rio Grande do Norte.