Nota 9,0 em transparência é capital político de Cartaxo

O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) detém um capital político que serve de estimulo para qualquer gestor público, ainda mais numa temporada de escândalo como a que o país está vivenciado. Mas longe disso, eis que a Prefeitura de João Pessoa, mais uma vez, aparece com Nota 9,0 no ranking da transparência do Ministério Público Federal (MPF).

Mostra uma administração exemplar e serve para calar à boca dos oposicionistas do governo municipal, cuja atuação está mais pautada para o debate eleitoreiro em vistas das eleições deste ano.

Obvio que a gestão municipal vem incomodando, seja pelo reconhecimento do MPF ou a conclusão das obras do Parque Sólon de Lucena, Lagoa, que recebe uma intervenção após 100 anos de existência. A propósito da área, a inauguração acontece neste domingo (12). A divulgação de mais um resultado do ranking da transparência foi jogado ao meio-fio nesta quarta-feira (8).

O Ranking Nacional da Transparência mantém João Pessoa com a nota 9,0, de acordo com os critérios exigidos pelo órgão. É formulado a partir da avaliação dos portais da transparência de 5.567 municípios e dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. As notas variam de 0 a 10. Os critérios adotados para avaliar as boas práticas de gestão no quesito são desenvolvidos pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).