Delator revela que Lula era o ‘chefão’ da corrupção

O esquema de corrupção da Petrobras tem um personagem. Trata-se do ex-presidente Lula, conforme revelação feita pelo então deputado Pedro Corrêa (PP-PE), que está preso na Operação Lava Jato e já condenado no rumoroso “caso do Mensalão”, do governo do PT. Em delação premiada, Corrêa disse que o poderoso chefão do petê era quem coordenava tudo, principalmente a indicação dos diretores corruptos da principal estatal do país.

Também era Lula, segundo o delator, quem comandava a divisão de dinheiro desviado entre os políticos e os partidos. Deve-se o noticiário a revista Veja, que já está com sua edição do final de semana nas ruas do país e trazendo no noticiário informações colhidas nos 72 anexos do depoimento de Pedro Corrêa, o “homem bomba” da vez.

O ex-deputado pernambucano descreve entre outras coisas no acordo de delação premiação que “Lula tratou com os caciques do seu partido, o PP, sobre a farra nos contratos da Diretória de Abastecimento da Petrobras, comandada por Paulo Roberto Costa, o Paulinho, preso e condenado na Operação Lava Jato”, informações essas veiculadas no Diário do Poder, de Brasília.

Conta, ainda, que “uma das passagens mais emblemáticas se deu quando parlamentares do PP se rebelaram contra o avanço do PMDB nos contratos da diretoria de Paulinho. Um grupo foi ao Palácio do Planalto reclamar com Lula da “invasão”. Lula, de acordo com Corrêa, passou uma descompostura nos deputados dizendo que eles ‘estavam com as burras cheias de dinheiro’ e que a diretoria era ‘muito grande’ e tinha de ‘atender os outros aliados, pois o orçamento’ era ‘muito grande’ e a diretoria era capaz de atender todo mundo.

Concluindo o texto dizendo que  “os caciques do PP se conformaram quando Lula garantiu que ‘a maior parte das comissões seria do PP, dono da indicação do Paulinho’. O texto do DP finaliza: “Se Corrêa estiver dizendo a verdade, é o testemunho mais contundente até aqui sobre a participação direta de Lula no esquema da Petrobras.”