Cássio pede pelo Boqueirão e transposição das águas

A preocupante falta de abastecimento de água em Campina Grande pode ter uma solução imediata, graças a uma intervenção do senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado. Ele aproveitou a reunião dos líderes de bancada com o presidente em exercício Michel Temer para pedir uma “atenção especial” para o caso do Açude de Boqueirão, também para as obras de transposição do Rio São Francisco.

O Açude de Boqueirão, como se sabe, abastece não apenas Campina Grande, também diversas cidades de outras regiões. Atualmente, está com pouco mais de 9% de seu volume. Até o final do ano o reservatório terá pouco mais de 5%. O presidente da República prometeu a Cássio esforços no sentido de dá uma solução para o problema, inclusive já acionou o Ministério da Integração neste sentido.

Para uma solução emergencial está sendo proposto a implantação de uma adutora de engate rápido, que traria água da região onde está sendo implantado o Eixo Leste da Transposição. O sistema funcionaria assim: água seria bombeada para o Boqueirão, assegurando que não seja utilizado a parte do volume morto, que é muito salobra e de difícil tratamento.