Um dos responsáveis pelo pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o jurista Miguel Reale considerou uma “ideia de jerico” a proposta de novas eleições. Ela vem sendo encampada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, a pretexto de ser uma “saída” de solução para a crise instalada no país.
Disse Reale: “É maluquice total, ideia de jerico mesmo”, cuja frase veio acompanhada com um pedido de desculpa. Adiante, ele comentou: “Não tem jeito. Nem pode, todos deveriam renunciar aos seus mandatos, governadores, deputados. Para quê nova eleição? E vem o Renan Calheiros dizer que é favorável a isso? Ele é favorável a isso ontem. Quer saber se vai ser favorável amanhã. A cada dia ele muda”, afirmou.
As declarações de Renan tem o objetivo de confundir a cabeça do povo brasileiro. Disse ele:
“Eu sinceramente, vejo com bons olhos essa coisa da eleição geral. Acho que se a política não arbitrar saídas para o Brasil, nós não podemos fechar nenhuma porta, deixar de discutir nenhuma alternativa, nem essa eleição geral, nem a de fazer uma revisão no sistema de governo, e até identificarmos o que há de melhor no parlamento e no presidencialismo”.