Para evitar um problema maior, os deputados estaduais selaram um acordo batizado de “apagão” no tema criação do Tribunal de Contas dos Municípios, transferindo o que seria nesta sexta (4) para a próxima semana o debate sobre o assunto. Ou seja, aos poucos o bom senso está prevalecendo em meio daqueles que tem a responsabilidade de votar e selar o desejo de poucos.
Contribui, mesmo de forma negativa para a imagem da Assembleia, para a mudança o entrevero entre os deputados Ricardo Barbosa (PSB) e Tovar Correia Lima (PSDB), este tachado de “deliquente” pelo primeiro parlamentar num bate boca dentro do plenário. Quase foram as vias de fatos. Felizmente, a turma do “deixa disso” evitou.
Não se sabe se o novo clima das partes interessadas em levar o assunto TC dos Municípios adiante, ou aqueles que querem encerrar a discussão já; foi a reunião-café da manhã de ontem. O que se sabe é que a sessão especial de depois de amanhã será transformada em audiência pública, com a participação das entidades representativas da sociedade.
Finalmente, o povo será ouvido e assim é que deve ser feito.