Energia está mais cara desde a zero hora de hoje

Para você não ser surpreendido com o valor do seu recebido de luz  o final do mês saiba que, a partir desta segunda (2), está pagando mais caro pela tarifa. Em média, a cobrança é de 23,4% a mais pelo consumo de energia. Um absurdo, não é? O Nordeste e o Norte o reajuste será de 5,5, também na média.

Os consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, a alta chega a ser de 28,7% na média, ou 4,5 vezes maior que a aplicada para a população que vivem nos estados do Nordeste e Norte. Um alívio para nós. Porém, em se tratando de reajuste… É claro, ninguém gosta. Ou você concorda?

Obvio que não. Afinal de contas, ninguém teve aumento de salário neste patamar de 5%. A situação é preocupante porque se sabe que o reajuste de combustível e energia tem outros efeitos. Refere-se ao (efeito) dominó, pois sobe tudo que é produto. Ou seja, o governo concede o aumento e você paga.

Segundo levantamento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Sabe o que representa: adivinhou que disse um aumento extra nas contas de luz. Não vai ficar só nisso, pois o que se pode esperar é nova alta das tarifas ao longo de 2015.

Eis um presente de grego pós-período eleitoral. (DP)