PSB oficializa: não participa da gestão petista

Agora é oficial: o PSB não participará da gestão petista em João Pessoa. A decisão foi colocada em voto na noite passada, durante reunião do partido. Porém, chama a atenção que a “rejeição” não se trata de rompimento da aliança dos partidos. A propósito, a postura socialista chegou ao conhecimento público a poucos dias atrás, depois de um encontro de lideranças com o governador Ricardo Coutinho.

A decisão é majoritária. No entanto, o partido não veta a participação de filiados no governo municipal da capital, mas não encontrará respaldo partidário, conforme entendimento majoritário. O resultado da reunião foi 21 votos contra nove, placar do encontro desta quarta (28). Defenderam a postura socialista a deputada Estela Bezerra e Ronaldo Barbosa, presidente do PSB/JP.

Avaliam que o partido precisaria ter independência para as eleições de 2016, postura clara que a legenda quer ter liberdade para decidir sobre candidatura própria. Ou seja, o atrelamento com os petistas poderia atrapalhar os planos socialistas.

Ex-vereadora, Sandra Marrocos chegou a defender a tese de não “fechar” portas para o partido, sob o argumento de manter a unidade em nome do atual cenário político, a boa relação que existe no momento entre os dois partidos. O vereador Renato Martins, sempre se posicionando contrária a aliança, disse que a aliança de 2014 “tem uma dívida com a cidade”.