Crise: PT considera equivocada fala de Ricardo

A inaceitável aliança entre o PT e o PSB está próximo do fim. Pelo menos, é o que deixa entender a nota do Partido dos Trabalhadores distribuída na manhã desta segunda (15). Vem assinada pelo presidente Charlinton Machado com endosso da direção nacional da legenda. Os petistas consideram equivocadas as declarações do governador reeleitoral Ricardo Coutinho feitas por ele ao PT, a presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula.

E foram equivocadas mesmo, sobretudo desproposital e, acima de tudo, com uma dose de ingratidão. Como é que você critica um governo que se beneficiou dele? Muitas das obras em andamento, ou paralisadas no Estado; tem o aval da União. Ou as criticas foram feitas como o propósito de agradar a presidenciável Marina Silva, quando aqui esteve sábado passado?

O que se sabe: a nota do PT da Paraíba só foi para o asfalto por causa da pressão que veio de cima. E de uma forma dura, porque 24 horas após as declarações de Ricardo, o PT estava em peso na carreata dele realizada pelos bairros de João Pessoa.

Agora, leia abaixo a nota do PT recheada de ressentimentos.

                                                                       * * *

Em virtude das declarações proferidas pelo candidato ao governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, acerca dos governos Lula e Dilma, a Presidência Estadual do PT/PB manifesta-se nos seguintes termos:

– É falsa a premissa de que a candidatura do PT esteja sustentada no debate do medo. Muito pelo contrário, a reeleição da presidenta Dilma, nada mais é do que o reconhecimento de um legado de avanços sociais e grandes mudanças econômicas nos últimos 12 anos: 36 milhões de pessoas saíram da linha da miséria em todo o país; 42 milhões ascenderam à classe média; 21 milhões de empregos foram criados; 70% foi o crescimento real do salário mínimo; a inflação foi controlada.

– Consideramos equivocadas, precipitadas e extemporâneas as críticas feitas pelo nosso aliado, Ricardo Coutinho, aos governos do PT (Lula/Dilma), que tanto o ajudaram, seja como prefeito da capital, seja como governador. Com Lula e Dilma, o Brasil transformou-se de um país para poucos em um país para todos. E na Paraíba não foi diferente: ajudou a melhorar a educação e a saúde, fez obras estruturantes e gerou emprego e renda. Se a Paraíba está bem é, sobretudo, resultado do momento vivido pela economia do país.

– Por fim, conclamamos a militância, para que continue de forma aguerrida na defesa do nosso projeto com Dilma Presidenta, Ricardo Governador e Lucélio Senador, condição sine qua non do nosso envolvimento e participação política.

João Pessoa, 14 de setembro de 2014.

Charliton Machado Presidente Estadual do PT/PB