Rejeição poderá definir a eleição para o Senado

O Ibope informa que Wilson Santiago (PTB) tem grande chance de vencer a eleição para o Senado, mesmo contendo 19% da intenção de voto, 11 a menos do que José Maranhão (PMDB), que aparece na pesquisa veiculada pela TV Cabo Branco com 30%. Agora vem um fator que poderá fazer diferença: enquanto Zé tem 32% de rejeição, Santiago aparece apenas com 18% neste quesito importante da reta final da disputa.

Surpreendente é o petista Lucélio Cartaxo, que detém 14% das intenções de votos, mas no quesito rejeição aparece com 24%. Vai precisar de muito esforço para sair dessa incomoda situação. Ainda em relação a intenção de voto, Walter Brito (PTC) está com 2% e 21 de rejeição; Professora Leila aparece com 1% e 17% de rejeição. Nelson Júnior (Psol) e Rama Dantas (PSTU) não somaram 1%. Ambos têm 22% de rejeição.

A pesquisa mostra que Maranhão está liderando na região do Agreste, com 42% da intenção de voto; Wilson Santiago ganha no Sertão (35%) e Lucélio Cartaxo tem melhor desempenho no Litoral, com 27%. Tudo indica que o Senado vai ser decidido em que tem menor rejeição entre os três candidatos melhores posicionados no critério da intenção de voto.