Ruy: “Somos o terceiro estado mais violento do país’

O caos na Paraíba não diz respeito só ao sistema de saúde pública, conforme exibiu o Fantástico de domingo (10). A segurança também está no mesmo patamar, se levado em conta que durante reportagem o Jornal O Globo mostrou que os índices de homicídio aqui aumentaram 61,73%. A pesquisa foi apresentada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ao comentar o assunto, o candidato a vice-governador Ruy Carneiro (PSDB) comentou:

“Não adianta mascarar a realidade. Mais do que os números, o aumento da violência está presente no nosso dia a dia. A população sabe. Acompanha o noticiário e sente a diferença”, ressaltou o candidato a vice na chapa encabeçada pelo também tucano Cássio Cunha Lima.

O Globo mostrou que a Paraíba registrou uma taxa de homicídio que chega a 39,3 por 100 mil habitantes, em 2012. Minas Gerais teve taxa de 20,8, mas o aumento foi de 89%. O Ceará de 42,5 e um aumento de 74%, a Bahia a taxa de 40,7 e um aumento de 48% e Sergipe a taxa foi de 40 e o aumento de 30,3%.

O anuário do Fórum utilizou como base para o resultado, os registros fornecidos pelas secretarias estaduais de Segurança sobre homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

A matéria mostra a ineficiência dos investimentos no setor de Segurança Pública, mas também aponta em alguns estados conseguiram reduzir esses índices, a exemplo de Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

“Quem ama a Paraíba não fica feliz em ver mais e mais notícias apontando problemas em nossa terra…”.

“… A Paraíba precisa resolver os seus problemas de agora e não de alguém que viva apontando hipotéticas falhas que ficaram para trás”, concluiu Ruy Carneiro.