IRREGULARIDADES COMETIDAS por pré-candidatos no Brasil Eleitor

O Brasil Eleitor desta semana mostra quais foram as irregularidades mais comuns cometidas pelos então pré-candidatos às eleições de outubro e aponta que só entre candidatos à Presidência da República foram protocoladas 45 representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa vai ao ar na TV Justiça, neste domingo (20), às 20h30.

A equipe do programa foi até à histórica cidade de Mariana, em Minas Gerais, e mostra o encontro de quase 300 juízes do estado que debateram e estudaram como será conduzido o processo eleitoral. Entre as discussões em pauta, foram destacados: o voto em trânsito, que a partir das eleições deste ano poderá ser feito em cidades com mais de 200 mil eleitores; e a Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010).

Os mesários são fundamentais para o sucesso das eleições. E o Brasil Eleitor mostra o que o eleitor convocado deve fazer, como é o processo de treinamento, o que faz o mesário e quais são os benefícios concedidos a eles.

A distribuição de brindes como camisetas, bonés e chaveiros por candidatos não é mais permitida pela legislação eleitoral. Para esclarecer essas e outras dúvidas, esta edição vai mostrar que  o Tribunal Regional do Distrito Federal lançou a Cartilha da Propaganda Eleitoral 2014, destinada a orientar partidos políticos e candidatos sobre o que pode e o que não pode ser feito.

Também para esclarecer dúvidas, só que de jornalistas que vão cobrir as eleições, o programa destaca que a Associação Catarinense dos Magistrados e a Associação Catarinense de Imprensa organizaram um encontro com os profissionais de imprensa para orientá-los sobre a cobertura eleitoral.

Tira Dúvidas

O quadro tira dúvidas desta semana foi às ruas de Brasília para conversar com moradores e turistas que estavam na cidade durante a Copa do Mundo e descobrir quais são os principais questionamentos em relação às eleições.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país. O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço:http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

AP/GA


Descubra mais sobre Marcone Ferreira

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.