EM DEBATE DESCRIMINALIZAÇÃO do porte de drogas para consumo

Nesta terça (20), sob o comando do senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB), a Comissão de Constituição e Justiça, do Senado, vai debater a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O tema foi apresentado por um cidadão e recebeu o apoio de 10 mil pessoas, por meio do portal e-Cidadania.

O porte de drogas é proibido pelo Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), instituído pela Lei 11.343/2006. A norma pune o ato de comprar, guardar, transportar ou portar drogas ilícitas para consumo próprio com advertência, prestação de serviços à comunidade e comparecimento a programa ou curso educativo. A constitucionalidade desse dispositivo da lei também está na pauta do debate.

O portal e-Cidadania oferece ao cidadão a oportunidade de sugerir um tema de debate para os senadores. A sugestão fica disponível no site por três meses para receber o apoio de outros cidadãos. Se a proposta atingir o número de 10 mil assinaturas, ela é encaminhada para a comissão parlamentar correspondente.

A comissão avalia a pertinência da proposta e delibera sobre a conveniência e oportunidade do debate. O colegiado precisa aprovar a realização da audiência pública e também determinar a data e definir os convidados. Para este debate participará o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva.

A audiência pública de terça-feira será interativa, por meio de vários canais, como o portal e-Cidadania, o Facebook e o Twitter do e-Cidadania, e pelo telefone 0800 61 22 11, do Alô Senado.

Assessoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.