DATAFOLHA: AÉCIO SOBE; DILMA cai e Campos segue em terceiro

O Datafolha divulgou nesta sexta (9) uma rodada de pesquisa para as eleições presidenciais. A presidente reeleitoral Dilma Rousseff (PT) segue liderando na frente com 37% das intenções de voto. No entanto, o melhor desempenho é do pré-candidato Aécio Neves (PSDB). O tucano aparece com 20%, quatro por cento a mais da consulta realizada no começo de abril, que era de 16%. Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, aparece com 11%, em terceiro; um ponto a mais da última pesquisa.

Os votos brancos e nulos somam 16%, enquanto 8% dos entrevistados responderam que estão indecisos. Ou seja, não sabem ainda em quem votar, se em Dilma, Aécio ou Eduardo.

A pesquisa mostra o aumento da possibilidade da eleição ser decidida em segundo turno. No cenário mais provável, contando com os candidatos nanicos, os 37% de Dilma não superariam a soma dos outros presidenciáveis, que juntos têm 38% das intenções de voto.

Neste sentido e na hipótese de permanecer assim até outubro, a eleição seria decidida em um segundo turno entre a presidente reeleitoral e o tucano Aécio Neves. Enquanto Dilma, os adversários crescem.

Na simulação de segundo turno, a presidente leva vantagem e ela venceria Aécio por 47% a 36%. Este resultado seria maior contra Eduardo Campos: 49% a 32%, diferença também que vem caindo em relação as últimas eleições. O Datafolha ouviu 2.844 pessoas entre os dias 7 e 8 de maio, em 174 município.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.