VITAL DO RÊGO: ‘UMA REFLEXÃO pelo trabalhador em seu dia’

Em artigo que caiu na caixa de email do signatário do blog, o senador Vital do Rêgo (PMDB) presta uma homenagem ao trabalhar brasileiro em seu dia. Eis o texto:

Como homem público, há mais de 26 anos prestando serviços ao meu país, nas diversas esferas legislativas da federação brasileira, União, estado e município do estado da Paraíba, sonho e tenho procurado pautar a minha conduta nesse sentido, de poder ver o meu Brasil atender a um pensamento de um ex-presidente americano – Abraham Lincoln, que disse: “Um governo deve servir a todos, mas, em primeiro lugar, ao cidadão simples, que todos os dias levanta cedo para, com o suor do seu trabalho, construir o mundo em que vivemos.”

A data é singular pela história que enseja, no mínimo, uma reverência a todos os trabalhadores. Não apenas do Brasil, mas, sobretudo àqueles que, incansáveis e de forma responsável trabalham duro. Até mesmo neste dia especial de conquistas relevantes.

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico.

Defendi, na 100ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um painel sobre a legalização do trabalho doméstico. Lutei pela regulamentação da profissão dos agentes turísticos, dos comerciários, dos vaqueiros, das domesticas, do exercício da medicina, dos trabalhadores de praia, dentre outras categorias trabalhistas. Ressalto que o trabalho é o centro da vida do trabalhador e de toda pessoa, como da organização de toda sociedade.

É uma realidade ampla e complexa que envolve questões econômicas, políticas, sociais, culturais e antropológicas. O processo do trabalho está em profunda mudança; o próprio conceito de trabalho precisa ser redefinido no novo contexto social dominado pela nova tecnologia e globalização.

Sabe-se que a Paraíba sempre foi um estado onde as dificuldades de se conseguir um bom trabalho/emprego são grandes. Mesmo assim, acompanho a luta diária dos milhares de profissionais que saem das suas casas em busca do sucesso e do sustento dos seus lares.

Que esse Dia do Trabalho se torne mais um dia de reflexão para que saibamos, cada vez mais, reconhecer a importância e a força do trabalhador brasileiro na luta pelo progresso de todo o país. À todos os trabalhadores, com os merecidos sentimentos de gratidão e respeito: Parabéns pelo seu dia!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.