HÁ UM VÍRUS DE MUDANÇA NO cenário das eleições na Paraíba

O jornalista Rubens Nóbrega fez sua própria pesquisa durante recente visita ao interior do Estado, concluindo que o segundo turno das eleições paraibanas deste ano será entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB). Depois, “Rubão” tacou-lhe a analise sobre o cenário que viu na sua conceituada coluna do Jornal da Paraíba.

Nesta quinta (27), veiculou-se a primeira pesquisa de 2014, ano das eleições. Foi encomendada pelo MaisPB – um portal conceituadíssimo -, que contratou o Instituto Consult para realizar o trabalho de campo, cujos números foram jogados no asfalto nesta manhã. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), em primeiro; Ricardo Coutinho (PSB) em segundo’; e Veneziano Vital (PMDB) em terceiro.

Ninguém contestou, exceto o PSB do governador reeleitoral Ricardo Coutinho. É natural a irritação de algo que não agrada, ainda mais quando coloca o candidato à reeleição numa condição desfavorável e observando Veneziano Vital a roça-lhe o pescoço. É bom lembrar, dependendo de sua desenvoltura, o ex-prefeito de Campina Grande é quem tem as maiores condições de crescimento, por representar o novo e ter um discurso afinado.

A primeira pesquisa se foi ótima para o pré-candidato dos tucanos, foi ainda extraordinário para Veneziano. Apesar de tudo, sem praticamente ter espaço na mídia, o pré-candidato do PMDB está lutando com suas próprias forças. Por isso, já veio a público comemorar o resultado da pesquisa MaisPB/Consult. Não questionou nem mesmo a distância do segundo colocado, quando numa pesquisa interna, conforme os peemedebistas, a diferença é de apenas cinco pontos.

Veneziano comentou assim o percentual de 12,15% que recebeu: “Apesar de ser apenas uma fotografia do momento e ainda não ter a capacidade de interpretar a opinião pública pela distância do pleito e, ainda, o fato de estarmos em desvantagem por não termos o mesmo espaço que o candidato governista e o dissidente têm, a pesquisa nos favorecer, pois mostra comparando com pesquisas anteriores que fomos os únicos a crescer, enquanto os nossos adversários caíram”.

É por aí mesmo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.