RUY LEMBRA O CENTENÁRIO DO ex-ministro Abelardo Jurema

O deputado federal Ruy Carneiro, também presidente estadual do PSDB, registrou o centenário do ex-ministro da Justiça do governo de João Goulart, Abelardo Jurema de Araújo, que se estivesse vivo completaria 100 anos neste sábado (15).Natural de Itabaiana, Abelardo Jurema foi advogado, jornalista e político com atuação nacional.

-Temos ligações históricas com sua família. Quero aqui registrar essa data importante para família e os amigos, mas principalmente, para preservar sua história e o seu legado em favor da Paraíba e do Brasil, afirmou Ruy.

Abelardo Jurema de Araújo faleceu no dia 9 de fevereiro de 1999. Ele foi prefeito de Itabaiana (1937) e da Capital entre 1946 e 1947. “Nossa relação com a família é histórica e vem do senador Rui Carneiro, cujo cargo de suplente Abelardo ocupou”, recordou o deputado federal.

-A história de Abelardo tem identificação com o acesso à informação e a democracia.Assumiu o Senado como suplente de Rui Carneiro por duas oportunidades e teve atuação destacada. Foi deputado federal e líder do governo Juscelino Kubitscheck na Câmara. Foi ministro do governo João Goulart. Ele foi um grande político, lembrou Ruy Carneiro.

O deputado federal afirmou ainda que a história democrática de Abelardo merece total reconhecimento não só dos paraibanos, mas também dos brasileiros. “Ele ocupava o cargo de deputado federal quando foi cassado pela ditadura de 64 e teve que deixar o Brasil como Luiz Carlos Prestes, Miguel Arraes e tantos outros, que tempos mais tarde, voltaram para retomar o regime democrático do Brasil”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.