Nesta sexta (8), o PPS realiza uma eleição interna. Vai renovar sua direção estadual, despontando como favorito o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (foto), no confronto contra o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena (foto abaixo). Diz-se ser o segundo candidato do Palácio da Redenção.
Há, portanto, duas candidaturas disputando a presidência do PPS. Lendo-se o que aconteceu na semana passada quando da escolha das direções do partido em João Pessoa e Campina Grande, a situação é favorável a Nonato Bandeira.
Explica-se: dos 72 delegados com direito a voto na eleição de hoje, 36 deles devem votar em Bandeira. João Pessoa, principal colégio eleitoral do Estado, concentra o maior número de votantes; 29. Campina Grande vem em seguido com sete; totalizando 36 apoios.
Porém, a expectativa do grupo que apóia a candidatura de Nonato Bandeira para presidente estadual do PPS é de que ele terá 70% dos votos. Se ocorrer a vitória, o dia seguinte será de avaliação do quadro político para as eleições de 2014.
Sabe-se que uma vitória de Nonato sobre Douglas Lucena levará o PPS para a base de oposição ao PSB neste primeiro momento. No entanto, a direção nacional, na hipótese de aliança com a candidatura do presidenciável Eduardo Campos, vai força que nos estados a legenda dê apoio aos “socialistas”.
A trajetória do Partido Popular Socialista começa a ser contada a partir desta sexta.