Surge proposta capaz de resolver problema da estiagem na Paraíba

Surgiu uma nova sugestão para solucionar o problema da longa estiagem na Paraíba. A proposta não é nova, pois já foi tema de discussão na Assembleia em legislaturas passadas. Mas está valendo. Pois bem, o deputado Carlos Dunga (PTB) apresentou requerimento em que solicita o governo estadual a realização de estudo e projeto de construção de estações e dessalinizadores da água do mar e adutoras para abastecimento das zonas urbanas e rurais.

Dunga observou que a seca deste ano já é considerada uma das mais preocupantes dos últimos anos e, por isso, ressalta a necessidade de adoção de medidas de combate aos efeitos da seca sejam colocadas em prática com a máxima urgência.

“Temos que garantir o abastecimento humano e animal no interior do Estado, pois a situação está muito difícil e uma das medidas que podem ser adotadas é a dessalinização da água do mar, como é bastante utilizado em países com escassez de água, como no Oriente Médio”, frisou.

Carlos Dunga disse que para viabilizar essa medida é necessária a elaboração de um estudo sobre os custos para desenvolver a iniciativa no Estado, que pode ser adotada em caráter emergencial nas regiões com dificuldades hídricas.

“Estamos na iminência de um colapso total no abastecimento, por isso entendemos que alguma coisa precisa ser feita para minorar os problemas que o homem do campo enfrenta com essa forte estiagem”, disse.

Dunga disse ainda que conta com a sensibilidade dos governos do Estado e Federal para que possam viabilizar esse estudo e a conseqüente execução do projeto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.