Veja você, prefeitura de Campina estimula a volta do lixão

lixaoo

Não teve solenidade, porque a coisa acontece de forma sorrateira. Na calada da noite. Pois bem, o lixão de Campina Grande (foto) foi reativado surpreendentemente por determinação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB). Um absurdo!

O local havia sido fechado há quase dois anos. Estava causando graves problemas ambientais e a saúde da população campinense. O fato é que Campina volta ao atraso. Em outras cidades do país foram instalados aterros sanitários. O que aconteceu é que, de uma hora para outra, os caminhões coletores de lixo passaram a despejar os resíduos  num terreno a menos de 500 metros do antigo lixão.

Os moradores do Conjunto Mutirão estão em polvorosa. Com a reativação da área voltou aos problemas antigos: catadores, em sua grande maioria crianças, que recolhem material reciclado. Por outro lado, se expõe ao risco de diversas enfermidades.

A matéria sobre a reativação do lixão foi veiculada no Jornal da Paraíba, que ouviu o procurador do Trabalho, Marcos Antônio. Ele garantiu uma investigação, através do Ministério Público do Trabalho, sobre o despejo dos detritos no local e, ainda, a presença de crianças trabalhando como catadores.

Lamentável, porque Campina Grande é uma cidade conhecida pelos avanços tecnológicos. Porém, dá passos pra trás quando reativa o lixão. Vale a pena lembrar que desde janeiro de 2012, o lixo recolhido em Campina Grande e adjacências vinha sendo depositado num aterro sanitário instalado em Puxinanã.

Péssimo exemplo.

lixao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.