Ruy elogia deputados que apóiam fim do voto secreto no Legislativo

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), como se sabe, é um dos maiores defensores do fim do voto secreto no parlamento nacional. Nesta terça (16), ele elogiou a postura de alguns deputados estaduais paraibanos que abraçaram a causa.

Foi o deputado Jutay Menezes (PRB) o autor da idéia que acaba o voto secreto no âmbito do Legislativo estadual, levada em discussão hoje na volta do recesso parlamentar do meio do ano.

Disse o deputado Ruy Carneiro sobre o adeus do voto secreto:

“Estou muito satisfeito com o apoio que o tema ganhou nas últimas semanas. Quero, publicamente, parabenizar os deputados que tiveram a coragem de declarar sua posição favorável ao tema…:.

“… A democracia cobra dos agentes políticos essa postura transparente. Chegou a hora da Paraíba, mais uma vez, se colocar na vanguarda da política do Brasil”.

No Congresso Nacional, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) propõe o fim do voto secreto para quaisquer votações. O texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça no Senado, outros procedimentos, além da perda de mandatos por quebra de decoro parlamentar ou condenação criminal definitiva, passam a ser abertas e públicas, ou seja, os votos de cada parlamentar poderão ser conhecidos pela população.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.