Vital do Rego: Dia do Trabalhador nem tudo são dores e dissabores

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) escreve um artigo-homenagem, onde ressalta, sobretudo, a luta dos trabalhadores desse imenso Brasil, em especial, conforme faz questão de destacar, da Paraíba. Vai abaixo o escrito do parlamentar:

“Como homem público, há mais de 25 anos prestando serviços ao meu país, nas diversas esferas legislativas da federação brasileira, União, estado e município do estado da Paraíba, sonho e tenho procurado pautar a minha conduta nesse sentido, de poder ver o meu Brasil atender a um pensamento de um ex-presidente americano – Abraham Lincoln, que disse: “Um governo deve servir a todos, mas, em primeiro lugar, ao cidadão simples, que todos os dias levanta cedo para, com o suor do seu trabalho, construir o mundo em que vivemos.”

A data é singular pela história que enseja, no mínimo, uma reverência a todos os trabalhadores. Não apenas do Brasil, mas, sobretudo àqueles que, incansáveis e de forma responsável trabalham duro. Até mesmo neste dia especial de conquistas relevantes.

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico.

Defendi, na 100ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um painel sobre a legalização do trabalho doméstico. Lutei pela regulamentação da profissão dos agentes turísticos, dos comerciários, do exercício da medicina, dos trabalhadores de praia, dentre outras categorias trabalhistas. Ressalto que o trabalho é o centro da vida do trabalhador e de toda pessoa, como da organização de toda sociedade.

É uma realidade ampla e complexa que envolve questões econômicas, políticas, sociais, culturais e antropológicas. O processo do trabalho está em profunda mudança; o próprio conceito de trabalho precisa ser redefinido no novo contexto social dominado pela nova tecnologia e globalização.

Sabe-se que a Paraíba sempre foi um estado onde as dificuldades de se conseguir um bom trabalho/emprego são grandes. Mesmo assim, acompanho a luta diária dos milhares de profissionais que saem das suas casas em busca do sucesso e do sustento dos seus lares.

Parabenizo todos os trabalhadores do nosso estado pelo seu dia. Que todos possam ter mais garra, empenho e retorno financeiro pelo seu suor diário e continuem contando comigo em Brasília, lutando por recursos, projetos e conquistas trabalhistas que possibilitem nossa mão de obra permanecer no Estado com condições dignas de se viver.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.