Pré-candidato ao governo, o peemedebista Veneziano Vital tem o mesmo pensamento dos paraibanos: o governo perdeu o controle da violência. “O que é profundamente lamentável”, proclamou.
A frase surgiu nesta quarta (3), quando instado a comentar os índices alarmantes da violência registrados no Estado durante o feriadão da Semana Santa. Segundo o ex-prefeito de Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, “isso decorre da falta de uma política definida de segurança pública…”.
“… A inoperância estadual é responsável pela situação atual, que colocou João Pessoa na condição de décima cidade mais violenta do mundo”.
A receita para a solução do grave problema passa pela valorização dos policiais, que em sua opinião deveriam receber salários dignos. Também defendeu investimentos no serviço de inteligência da polícia e na estrutura policial para dotar os policiais de condições dignas de trabalho.
“Não podemos combater a criminalidade com rodízio de coletes, armas, munição como ocorre hoje (…). É preciso que haja determinação e vontade política do governante para mudar o quadro”.
Eis um debate que precisa ser aprofundado.